Oficinas 2017




 1º Semestre: Abril a Julho

2º Semestre: Agosto a Novembro


1 - Book Trailer -  Uma Ferramenta para a Formação de Leitores Autores – 8h 
Um Book Trailer nada mais é do que um trailer de um livro. Nesta oficina você aprenderá a criar um pequeno vídeo para contar a história narrada em livros. As cenas do Book Trailer são criadas através de: fotografias, vídeos, etc. Também podem ser utilizadas fala, músicas, etc., onde os personagens podem ser os alunos representando a narrativa.
 Veja e se inspire:  
  1.  Dom Casmurro (Produzido em 2016 por alunos da Escola Frederico Benvegnú de São Domingos do Sul - região da  7ª CRE);  
  2. Um chiclete grudado (alunos do Ensino Fundamental) 

Material utilizado na oficina:

O que é um Book Trailer - Apresentação de Slides 
Roteiro para construção do Book Trailer
 
Material de Apoio: 
Dez Book Trailers para incentivar a literatura infantil
Produção de estudantes para o festival de Book Trailer de Canoas/RS
Criando Book Trailer através do facebook 
Tutoriais em Vídeos: Open Shot - NTE Passo Fundo
                                      Open Shot Tutorial Básico - Telinha na escola
                                      Inserindo Legendas no Open Shot

Para acessar o formulário clique aqui.
           
2 - Conhecendo o Sistema Operacional Mint – 8h
Esta oficina pretende instrumentalizar os professores para usar o Sistema Operacional Mint o qual está sendo instalado nos laboratórios de informática das escolas. É  imprescindível que as escolas recebam esta formação  para que os professores conheçam e utilizem os recursos que fazem parte dos pacotes deste sistema, ampliando as possibilidades de uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem.
Para acessar o formulário clique aqui.

3 - Criando Animações com Stop Motion – 8h  
Stop Motion é uma técnica de animação de imagens que utiliza recursos de uma máquina fotográfica/câmera de celular, computador e um programa de edição de vídeos. Imagens são fotografadas quadro a quadro e organizadas em uma sequência rápida, causando efeito de movimento contínuo.  Esta técnica usada como um recurso pedagógico,  permite a criação de vídeos de forma simples, podendo ser utilizada nas diferentes áreas do conhecimento. 
Veja Stop Motion na Escola
Ensino Médio: Biologia  
Para acessar o formulário clique aqui.

4 - Criando Apresentações, com Efeitos – 4h  
A utilização de slides fornece suporte para: aulas, apresentação de trabalhos escolares, projetos, palestras, etc. pois os mesmos, com a inserção de figuras, vídeos, hiperlinks, animações, permite diversas possibilidades de uso na prática pedagógica. Integrar figuras, textos, áudios, gráficos, vídeos e animações numa apresentação de slides, auxilia a construção de significados, já que conceitos são concretizados por meio de representações visuais e/ou sonoras.
Para acessar o formulário clique aqui.

5 - Direitos Autorais e Licenças na Produção de REA - 8h
A oficina direcionará um olhar sobre os conteúdos e materiais lançados na web, como imagens, vídeos, textos entre outros produtos que circulam nas redes sociais, blogs, sites, youtube/vímeo, etc., para analisar se estão com "todos os direitos reservados", protegido pela Lei de Direitos Autorais ou se o uso foi flexibilizado com uma licença aberta. A questão do direito autoral vem sendo debatida a partir do novo contexto da sociedade digital, que vem mudando as formas como as obras podem ser redistribuídas e utilizadas. Dessa forma, nesta oficina pretendemos trabalhar com aprendizagens sobre como utilizar os conteúdos que estão disponíveis na internet e como lançar, com segurança, conteúdos produzidos. Entre os conteúdos abordaremos: O que são recursos educacionais abertos (REA), suas características e como podemos produzir, remixar/adaptar esses recursos; Quais recursos estão em Domínio Público e quando se tornam de Domínio Público; Como identificar se os recursos educacionais que estão na web são abertos; Licenças Creative Commons (CC); Tipos de licença (as Licenças Creative Commons possibilitam ao autor decidir que usos irá permitir sobre a sua produção); Como e onde encontrar conteúdos com licenças abertas (CC); Trabalharemos dando maior ênfase na questão de como podemos escolher e adotar uma licença para as produções de professores e alunos.
Para acessar o formulário clique aqui. 

6 - Explorando as Tecnologias Digitais na Educação – 8h 
As tecnologias digitais oferecem variados recursos/ferramentas/softwares que podem ser trabalhados em diversas práticas pedagógicas. Nesta oficina exploraremos aplicativos definidos a partir dos interesses e necessidades dos professores.
Para acessar o formulário clique aqui.

7 - Geradores de Nuvem de Palavras e Mandalas dos Saberes – 8h
Nesta oficina serão exploradas ferramentas para  trabalhar a expressão visual  em formato de imagens (nuvens, formas, mandalas, etc.) que são formadas por palavras inseridas pelo usuário. Também visa estimular habilidades de leitura e escrita além de reforçar o aprendizado de novos termos e conceitos de conteúdos escolares.
Para acessar o formulário clique aqui.

8 - Google para a Educação – 8h
A oficina Google para a Educação, propõem explorar os aplicativos do Google, tais como: drive, gmail, formulários, maps, entre outros, para que os professores possam utilizar o pacote de programas em práticas pedagógicas com seus alunos de forma colaborativa.
Para acessar o formulário clique aqui.

9 - Planilhas Eletrônicas – 8h 
Criação de planilhas eletrônicas utilizando os programas Microsoft Excel e/ou LibreOffice Calc, a fim de instrumentalizar os professores na realização de atividades com uso do Excel/Calc  em sala de aula, interagindo nas diversas séries e áreas do conhecimento e na execução de atividades diárias.
Para acessar o formulário clique aqui.

10 - Portais Educacionais: EDUCOM MAIS,  Escola Digital e Portal do Professor/MEC – 8h 
http://educommais.educacao.rs.gov.br/
Esta plataforma reúne objetos de aprendizagem e recursos digitais para apoiar professores e alunos no processo de ensino aprendizagem para todos os níveis de ensino. Nesta oficina o professor é convidado a  navegar e explorar uma infinidade de ambientes e seus recursos educacionais. 
Atividades da Oficina
Vídeo - Conheça o Portal do Professor  
Para acessar o formulário clique aqui.


11 - Produção de Livros Digitais – 4h 
Proposta que pretende estimular a formação de alunos pesquisadores, criativos e  autores, produzindo conhecimento através da elaboração de um livro digital. As produções dos alunos, publicadas na Internet, permite que o usuário não seja um mero consumidor de informações da web pois prioriza a autoria, através de atividades desafiadoras, valorizando as potencialidades dos estudantes. 
http://www.livrosdigitais.org.br/livro/20821X67PGSYOQ?page=0
 Para acessar o formulário clique aqui.

12 - Produção de Narrativas Digitais  – 8h
A Oficina de Criação de Narrativas Digitais propõe a criação de narrativas em áudio, colaborando no desenvolvimento das habilidades comunicativas, principalmente a oral,  com o uso do Audacity para produzir, editar, importar e exportar áudios. Também, a criação de Podcasts, um ambiente que oportuniza acesso independente de tempo e espaço, para publicação da narrativa produzida.
Exemplos de Podcast:
  1. Cadê o Toucinho daqui
  2. Romance de Terror 
  3. Sapo com medo d'água 
  4. Conta-nos uma história 
Para acessar o formulário clique aqui.

13 - Produção de Vídeos na Escola – 8h
Esta oficina oferece conhecimento e prática com o uso da mídia vídeo no enfoque educomunicacional, bem como realizar curtas na escola, mostra de vídeos e demais trabalhos envolvendo as multimídias integradas ao processo pedagógico. 
Para acessar o formulário clique aqui.

14 - Programando com KTurtle- 8h 
Nesta oficina utilizaremos o KTurtle como ambiente de linguagem com exercícios de comandos de programação de computadores. No fazer pedagógico, o computador surge como alternativa lúdica para a realização de tarefas,  visando efetivar a linguagem de programação, melhorando o desempenho nas disciplinas de matemática, geometria, atividades espaciais, entre outras. 
Para acessar o formulário clique aqui.

15 - Rádio Escola – 16h
O propósito desta oficina é instrumentalizar o professor para promover o uso da Rádio Escola, como elemento integrador do cotidiano escolar. A rádio revela-se uma tecnologia comunicativa barata e eficiente com a participação da comunidade escolar, de modo que possa ser um canal de estudos, criação e produção de cultura, expressando a identidade da organização educativa. Os professores terão a oportunidade de criar um pequeno projeto de implantação da Rádio na escola.
Para acessar o formulário clique aqui.

16 - Robótica Educacional Livre – 8h
A oficina de robótica é destinada a gestores e professores de ensino fundamental e médio mesmo com diferentes níveis de conhecimento sobre o tema. Nesta oficina, serão desenvolvidas atividades práticas com uso de materiais recicláveis. Softwares livres online e offline também serão explorados. Sabendo que nas escolas muitos alunos tem gosto pela robótica, convidamos você, gestor e professor, para participar da oficina e reunir este grupo de alunos para brincar/criar com robótica, a qual usa princípios da física, matemática, etc. de forma criativa. Após a oficina o NTE estará acompanhando os professores que criarem um grupo de robótica na sua escola.
 Para acessar o formulário clique aqui.

17 - Tecnologias Digitais Assistivas nas Práticas Pedagógicas – 8h
Esta oficina oferece formação para professores da sala de recursos, usando softwares digitais disponíveis nos notebooks da escola para a educação especial.
Para acessar o formulário clique aqui.

18 - Uso do Flubaroo e suas Potencialidades para a Avaliação na aprendizagem – 8h 
Nesta oficina  será criado um formulário, no Google Drive, de questões/prova/pesquisa. Agregado ao formulário será instalado o Script Flubaroo, no qual será criado o gabarito que gera a correção automática, facilitando o trabalho do professor. Os resultados gerados se apresentam em diferentes formatos como: gráficos, formato descritivo, em porcentagem de acertos e erros, etc.
Para acessar o formulário clique aqui.

19 - Uso do Software Luz do Saber – 4h
O Software Luz do Saber é destinado a professores que trabalham com a alfabetização. O Software apresenta mais de 100 atividades interativas lúdicas, material didático de apoio que poderão ser explorados e baixados. Nesta oficina os participantes irão conhecer o software, explorando, interagindo com diversas atividades, bem como aprendendo a instalar o software e os materiais de apoio.
Para acessar o formulário clique aqui.

Nenhum comentário: