EIXO 1
- “Diálogo Teórico”Escolha de um teórico destacando os aspectos que considerar importante para o trabalho por projetos.( leitura - pg. 7 do DVD ou 15 a 50 do Guia do Cursista)
- “Meu projeto pessoal/profissional” - Postar no Diário de BordoÉ comum que as pessoas ao longo da vida tenham sonhos e ideais. São eles que nos mobilizam a superar dificuldades, a estabelecer metas, a construir um projeto visando a concretização de um ideal. Nesta atividade, você é convidado para fazer uma introspecção identificando algum aspecto do seu projeto pessoal/profissional que gostaria de relatar para ser compartilhado no próximo encontro presencial.
- “Projeto e suas características” Participar do FórumReflita sobre as questões abaixo e debata com os colegas argumentando suas ideias considerando as leituras feitas e suas experiências.Questões:1 - Todo projeto é interdisciplinar?2 - É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?Fundamentação teórica: Ler a entrevista intitulada como se trabalha com Projeto realizada com a Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida disponível na Revista TVEscola, pg. 61 guia do cursista ou pg. 15 no DVD.
- “Banco de projetos” - Publicar no portfólioElaborar um documento no editor de texto, seguindo um roteiro, com o relato de uma experiência desenvolvida ou conhecida. Salvar o arquivo em seu computador e postar o arquivo no portfólio do ambiente.1.Nome do cursista:
2.Identificação do local: nome da escola, série, número de alunos, número de professores, áreas de conhecimentos, outros participantes envolvidos.
3. Título do projeto
4.Características do Projeto (interdisciplinar, disciplinar, disciplinas/conteúdos envolvidos)
5. Descrição geral
6. Tecnologias utilizadas
7. ComentáriosAcessar as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no portfólio do ambiente para conhecer seus projetos. - “Esboçando o Projeto” - Participar do fórumCompartilhe com os colegas da turma no Fórum “Esboçando o Projeto” algumas estratégias: como levantar o tema, como negociar a organização da sala de a ula/laboratório e outras atividades do dia a dia da escola, como registrar e publicar o processo e o resultado do projeto (uso de blog, portfólio, vídeos, etc)
- “Elaboração da proposta do projeto” - Publicar no portfólioElabore uma proposta de projeto, usando as tecnologias no contexto da escola e no trabalho de sala de aula. Este projeto já foi esboçado/alinhavado no ítem 5.
Usar o "roteiro de proposta de projeto" (disponível no DVD pg. 22) como referência, para elaborar a proposta de projeto.
Orientações:
1. Anotar os aspectos relevantes que foram observados no Banco de Projeto;
2. Levantar as tecnologias existentes na escola e outros materiais que julgar interessante para o trabalho com projeto;ACESSO AO AMBIENTE: e-proinfo.mec.gov.br
Eixo 22.1 - Currículo: refletindo sobre a interdisciplinaridade.
Assistir o vídeo "Interdisciplinaridade e Transversalidade" postado aqui no blog, leitura do arquivo postado no ambiente e-proinfo, anexado junto a questão, que traz destaques de alguns textos e autores sobre interdisciplinaridade.
Socializar no fórum "Refletindo sobre a Interdisciplinaridade" sua compreensão a cerca de como vem sendo trabalhado o tema, nos projetos em andamento na sua escola.Fórum2.2 - Projetos em açãoObservando os projetos em ação na escola, compartilhe com seus colegas:
Dificuldades encontradas.
Estratégias utilizadas.
Conquistas e potencialidades evidenciadas.
Como posso envolver meu colega, que não está trabalhando seus conteúdos curriculares a partir dos projetos?Fórum2.3 Análise de ProjetoEsta é uma atividade presencial do segundo encontro.
Buscar no Banco de Projetos um projeto para analisar seguindo o roteiro disponibilizado no ambiente.
Atividade realizada em grupo.Portfólio (uma pessoa do grupo).2.4 - Avaliação dos Projetos em curso na escola
Avaliar a partir de um roteiro, postado no ambiente e-proinfo, os projetos em curso na sua escola, relativos à:
- Instituição
- Alunos
- Professores
- Currículo
Esta avaliação ...Portfólio
SLIDE - Projeto e suas características
EIXO 3
3.1 – Socializar a análise do projeto que foi buscado no banco de projetos. Comentar o que faltou no projeto. (Presencial)3.2 – Socializar as estratégias/ações para envolver que não está trabalhando seus conteúdos curriculares a partir dos projetos? (Presencial)3.3 – Construir um Mapa Conceitual tendo como tema: ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO, postado no portfólio- Eixo 1 - atividade 6. Postar o mapa no portfólio. (Presencial)3.4 - Baixar e instalar o CMap Tools. Construir um segundo Mapa Conceitual, exercitando o uso do programa. Salvar como imagem (JPEG), e postar no portfólio.
3.5 - Tecnologias nos projetos: Neste fórum vamos debater sobre o uso das tecnologias nos projetos. Como os alunos documentam/registram as pesquisas realizadas em seus projetos? De que forma são apresentadas as descobertas e produções dos alunos?
Em postagem no dia 19/10, neste mesmo blog, o link para baixar o CMap Tools e um tutorial, em vídeo.
Algumas informações importantes sobre o a construção dos Mapas Conceituais poder ser vistas em uma apresentação de Slides clicando AQUI.
Uso de Mapas Conceituais para trabalhar conteúdos.ÚLTIMO ENCONTRO
4.1 – SOCIALIZAÇÃO DOS PROJETOS (Presencial)
· Socialização do PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO utilizando os Mapas conceituais;
· Criação de Mapas utilizando papelotes, editor de texto ou slides;
· Questões a serem respondidas, visualizadas nos mapas:
- O que eu sei (Certezas provisórias);
- O que quero saber (Dúvidas temporárias);
São as hipóteses a serem levantadas dando rumo às pesquisas.
- Levantamento dos conteúdos que estão envolvidos no projeto (devem estar explícitos nos mapas).4.2 – CONHECENDO ALGUNS PROJETOS (Presencial)Navegar e conhecer alguns projetos clicando AQUI.Clicar em: "Proposta de projeto postado na biblioteca eproinfo" para acessar o projeto na íntegra.
No mesmo site poderemos ter acesso a outros projetos de professores da PM de Belém.
Observar as informações contidas quanto aos conteúdos trabalhados, as disciplinas envolvidas, as parcerias com os professores, as produções/ações dos alunos, a socialização do projeto e a avaliação.4.3 – RELAÇÕES: PROPOSTA PEDAGÓGICA DO E. M. POLITÉCNICO E PROJETOS (Presencial)· Paralelo entre o trabalho por Projetos do E.M. Politécnico e o Trabalho por Projetos do curso.4. 4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE PROJETOS PEDAGÓGICOS – AVALIANDO O VIVIDO
· Complexo Temático de Pistrak.
Questões para discutir como avaliação
· Como serão aproveitadas as práticas vivenciadas neste ano, para a continuidade do trabalho com projetos em 2013?
· Em relação à aprendizagem sobre o trabalho com Projetos, como iniciei este curso e como estou concluindo?
· Como penso em conduzir o processo de elaboração/construção de Projetos, com os alunos da minha escola, no próximo ano?4.5 – AVALIAÇÃO (Presencial, ou à distância, caso não houver tempo de registro e postagem no presencial).
Além das discussões sobre as aprendizagens realizadas no curso, deixe registrada a sua avaliação postando no Portfólio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário