07/07/2009

Projetos

Entre muitas estudos e atividades desenvolvidas pelos professores do curso de TIC 100h estão os Projetos. Uma das autoras estudadas é Maria Elisabete Brisola Brito Prado que assim coloca o trabalho com projeto: “A pedagogia de projetos deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto. Nessa situação de aprendizagem, o aluno precisa selecionar informações significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de idéias, enfim, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa com seus pares”.
As "questões de investigação" citadas acima, são descritas por Léa Fagundes “certezas provisórias e dúvidas temporárias”, ou nós podemos dizer: “o que eu sei” e “o que eu quero saber”. Maria Elisabete ainda nos fala: “Projeto não pode ser confundido com um conjunto de atividades que o professor propõe para que os alunos realizem a partir de um tema dado pelo professor ou sugerido pelo aluno, resultando numa apresetação de trabalho”.
É importante que o professor como mediador, possibilite que as aprendizagens possam ser significativas para os alunos, e na perspectiva do uso de diferentes recursos e mídias o aprender envolva outras habilidades, diferentes conteúdos e disciplinas. O vasto material sobre Projetos está no CD dos cursistas, o qual também pode ser acessado clicando no link lateral deste blog - Unidade 4.

Nenhum comentário: